MERGULHO COMERCIAL TÉCNICO



O MERGULHO E O PROFISSIONALISMO
Em relação ao profissionalismo, segue abaixo categorias e alguns comentários sobre algumas das atividades profissionais que atuamos dentro do mergulho.

CURSO DE MERGULHO Nesta especialidade, atuamos com parceria de operadora de mergulho em colégios, faculdades, clubes, empresas, condomínios, hotéis, prefeituras, etc (utilizando, quase sempre, a infra-estrutura destes locais). Muitas empresas estão, cada vez mais, oferecendo a seus funcionários, opções de lazer. Algumas acabam, praticamente, contratando o instrutor para dirigir atividades marítimas como cursos de mergulho, passeios marítimos, pescarias, etc.
FOTOGRAFIA SUBMARINA A mídia mundial utiliza-se cada vez mais de imagens submarinas para atingir seus objetivos e vender seus produtos, portanto, a proliferação de fotógrafos sub está em alta. Revistas, jornais, editoras em geral, também adquirem de fotógrafos sub, muitos trabalhos para suas publicações (quer sejam contratadas ou particulares).

FILMAGENS E COMERCIAIS PROMOCIONAIS Devido à carência de comerciais nesta área, a mídia recorre cada vez mais às imagens submarinas para vender ou mostrar seus produtos e podemos citar Cousteau, que construiu um império com seus documentários. Muitas agências de publicidade contratam estes especialistas para executar trechos de filmagem sub para seus comerciais.

TEST DIVER São profissionais contratados por grandes empresas com o objetivo de testar equipamentos fabricados pelas mesmas, para controle de qualidade. Pelo alto nível exigido dos mergulhadores, os mesmos acabam contribuindo para o projeto destes equipamentos. Grosseiramente falando, seria como um piloto de fórmula um que, ao testar um carro, dá informações de vital importância para o ajuste da máquina.
DIVE MASTER Como já citado anteriormente, ele é responsável pela organização, planejamento e segurança nas operações de mergulho. Geralmente, trabalha como free-lancer de várias escolas de mergulho.

SERVIÇO DE MANUTENÇÃO SUBAQUÁTICA É neste ramo que encontramos a maior variedade de serviços, principalmente perto de marinas, cais, ancoradouros, represas, rios e açudes. São executados serviços do tipo: instalação e manutenção de cascos, hélices, poitas, tubulações submarinas, emissários submarinos, etc.
Existe outro nicho de mercado para o mergulho técnico comercial que são em empresas e operadoras de fornecimento de água que necessitam de manutenção e consultoria em reservatórios (enterrados e elevados) e estruturas submersas, com laudos, documentação digital em foto e vídeo.

Para a execução destas atividades, é necessária técnica especial; deve-se ter habilidade para trabalhos submersos manuais e conhecimento sobre o uso da ferramenta apropriada, alem de conhecimento técnico sobre estruturas submersas, mergulho em ambiente confinado, naufrágio e caverna.

A remuneração, na maioria destes serviços, varia conforme a necessidade do cliente quantidade e o tipo dos serviços prestados, e o preço é combinado previamente com um percentual de 15% sobre o valor acordado, podendo haver um acréscimo deste percentual proporcionado por dificuldades imprevistas, encontradas durante o trabalho devido o trabalho submerso apresentar quase que sempre dificuldades imprevistas, mesmo com todo o planejamento prévio e capacidade do profissional de mergulho.

SALVATAGENS E RESGATES Este serviço requer conhecimentos especiais, tais como: cálculo de empuxo, técnicas de localização, experiência em estruturas navais, comunicação subaquática, entre outros. O profissional terá de encontrar e resgatar do fundo do mar, desde um pequeno motor de popa até navios inteiros.

PERITAGEM SUBMARINA A peritagem submarina é diversa, podendo ser feita em fundações, reservatórios, emissários e cabos submarinos, pontes, cascos de navios, etc. O perito faz observações do estado aparente e funcional de qualquer objeto submerso e é necessário dominar as técnicas da fotografia e filmagem sub, pois o trabalho deve ser sempre documentado. Existe o perito de segurança, cuja tarefa é de mergulhar em naufrágios recentes para determinar as causas do acidente e verificar se vale a pena resgatá-lo.

É uma mão-de-obra especializada, muito bem paga e requer que se esteja cadastrado em
empresas de seguro e empresas prestadoras de serviços submarinos.