CONSULTORIA AMBIENTAL


A SeaQuest conta com uma equipe de técnicos e consultores especializados na área de manejo e conservação.

GESTÃO AMBIENTAL
A SeaQuest trabalha a Gestão Ambiental em diversas empresas objetivando a redução de custos através de ações como: evitar desperdícios, promoção da separação dos resíduos e do lixo, possibilitando maior reaproveitamento e reciclagem de materiais, redução do custo para disposição final dos resíduos, adoção de procedimentos padronizados que reduzem o custo de controles, melhor aproveitamento de água, energia, combustíveis, menor risco de acidentes e ações corretivas, redução do risco de atuação pelos órgão ambientais e menor despesas com processos jurídicos e pagamento de multas.

Além disso, resulta em melhor qualidade de vida dentro e fora da empresa: pessoas mais conscientizadas sobre a necessidade da preservação ambiental, ambiente de trabalho mais limpo, organizado e agradável, menor poluição e geração de lixo. Também se obtém como resultados, a melhoria da imagem da empresa junto a clientes, parceiros e a comunidade em geral, que passam a ter uma imagem muito mais positiva da organização.

RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS
Para a SeaQuest, o papel da recuperação ambiental é o de propiciar o restabelecimento e a sucessão vegetal segundo os padrões naturais, favorecendo assim a recomposição da vegetação original de uma região. Nos diversos projetos executados pela empresa foram analisados o grau de alteração, as condições das áreas em termos de solo, drenagem e recomposição vegetal natural, e indicadas as medidas a serem tomadas para a sua recuperação ambiental, incluindo-se as correções físicas e químicas necessárias e a implantação de espécies nativas pertencentes aos ambientes naturais da região.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A SeaQuest trabalha a Educação Ambiental com funcionários e colaboradores de empresas de pequeno e grande porte, construindo um processo de conscientização e mudança de comportamento, para o resgate de valores em relação à conservação ambiental e conseqüente melhoria da qualidade de vida dos envolvidos e da sociedade como um todo.






GESTÃO DE RESIDUOS SÓLIDOS
A questão do gerenciamento adequado de resíduos sólidos é essencial para as corporações que se preocupam com os impactos ambientais decorrentes de suas atividades, e suas potenciais correlações com a sociedade como um todo.

Conforme a legislação, as atividades geradoras de resíduos sólidos, de qualquer natureza, são responsáveis pelo seu acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte, tratamento, disposição final, pelo passivo ambiental oriundo da desativação de sua fonte geradora, bem como pela recuperação de áreas degradadas.

O objetivo do PGRS é contribuir para a redução da geração de resíduos sólidos, orientando o correto acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e destinação final.

Assim, os Programas de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - PGRS desenvolvidos pela SeaQuest tem procurado unificar o sistema de gerenciamento, priorizando a redução da geração, a reutilização quando possível, a reciclagem e o encaminhamento para destino final ambientalmente correto e seguro, contribuindo assim para a economia de recursos naturais, a minimização dos custos e a preservação do meio ambiente.

Os empreendimentos geradores de Resíduos de Serviços de Saúde, incluindo aqueles serviços relacionados com o atendimento à saúde humana ou animal, necessitam elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde - PGRSS conforme regulamentado pela Resolução CONAMA 358 de 29 de abril de 2005.

O PGRSS é o documento que orienta sobre as ações de manejo dos resíduos sólidos, observadas suas características e riscos. Ele contempla os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final, bem como as ações de proteção à saúde pública e ao meio ambiente.

A SeaQuest elabora PGRSS considerando um conjunto de procedimentos de gestão e planejamento, implementados a partir de bases cientificas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de encaminhar os resíduos de forma segura, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente.